QUEIJOS E VINHOS PARA 20 PESSOAS
Decor Sazonal Inverno

QUEIJOS E VINHOS PARA 20 PESSOAS

Em Curitiba o clima do inverno costuma invadir as outras estações. A temperatura oscila bastante ao longo dos dias (muitas vezes no mesmo dia) e a cidade é conhecida pelas temperaturas baixas e pela elegância dos encontros para aquecer. Uma boa pedida nesta hora é a charmosa “Noite de Queijos e Vinhos”. Um encontro totalmente temático aonde podemos explorar cada detalhe.

Muita gente tem dúvida em como preparar este tipo de encontro para grupos que excedem a mesa de jantar. Então resolvi postar esta “Petit Party” que organizei para um grupo de 20 amigos.

Este encontro aconteceu no espaço gourmet do condomínio e foi possível montar uma mesa dupla que não demandou reposição. Mas se você quiser e tiver espaço para acomodar o grupo dentro de casa (informalmente mesmo), pode fazer a montagem usando sua mesa de jantar como buffet.

Para a decor temática resolvi usar a cor preto como base e focar em detalhes de referência usando peças decorativos do meu acervo pessoal: rolhas (muitas rolhas), vasinhos de ervas, quadrinhos com rótulos de vinhos, livros e porta copos do tema, variados tipos de abridores e taças para vinhos. Adoro usar itens pessoais na decor das petit parties. Elas trazem personalidade e intimidade para a mesa. Nas louças optei por usar o branco e o transparente para que de destacassem no preto. Algumas peças em madeira compõe a harmonia da paleta.

O caminho de mesa preto foi feito usando papel sulfite mesmo. Super barato e funciona muito bem pra uma montagem informal e mais descolada. Nele é possível escrever também. Ele foi colado na mesa com fita adesiva.

img_1268   img_12641

A montagem seguiu uma linha mais simétrica. Ao centro aproveitei os quadros já temáticos do espaço e coloquei um bowl de madeira com os pães artesanais, frutas (que deixam a mesa muito mais linda) e a tábua para corte. Nas laterais setorizei os queijos por grupos e aproveitei para compor os espaços com os demais petiscos de complementos. A cada grupo de queijos (Cremosos, Firmes, Fortes e Duros) inclui um cartãozinho feito no computador com algumas explicações (tipos, origem, características e vinhos que mais harmonizam). Cada queijo também tinha sua plaquinha de identificação, todas feitas a mão com papel sulfite e caneta corretiva branca, além das facas especificas para cada tipo tipo e necessidade de corte.

13770305_1121122494620398_7452360673006704588_n

Lembrando que foi um encontro para apreciadores e não especialistas. A idéia era um encontro informal, para experiência mas com foco livre, sem regras para a degustação. Algumas garrafas de vinhos mais indicados aos tipos de queijos estavam próximas ao grupo, caso os convidados desejassem provar a combinação. Mas cada um optou pelo que melhor se adaptou ao próprio paladar. Neste caso não foi necessário contratar sommelier e as informações sugeridas foram coletadas na internet em sites especializados.

Se você tem dúvidas sobre qual quantidade comprar, a regra geral é calcular de 100 a 150 gramas de queijo por convidado dependendo da quantidade de complementos. Para um grupo de 20 pessoas, 6 a 8 tipos de queijos são suficientes. Nossa mesa foi mais variada para ampliar a experimentação: Brie e Camembert (Cremosos), Gouda, Gruyére e Emmental (Firmes Suave), Danablu e Gongonzola (Forte/Mofo Azul), Grana e Parmesão (Duros). Como boa mineira inclui um setor com opções da terrinha que tinha trazido da última viagem.

img_1269   img_12551   img_12612

img_12571   img_12602   img_12581

Calculei 120g por convidado pois incluí vários itens. Mesmo assim ainda sobrou muita coisa. Então, não tenha medo de diminuir a quantidade de complementos para que os queijos sejam o centro da noite. Os complementos desta noite foram frios (parma e salame italiano), geléia e mel (perfeitas para os queijos cremosos), frutas desidratadas e in natura, castanhas, conserva de berinjela, patês de ervas e tomate seco com torradas. Como entrada servimos dois tipos de consomês: alho poró e ervilha. Além deste buffet ainda contamos com raclete e fondue de queijo, servidos com pães e mini batatas.  De sobremesa fondue de chocolate para as frutas (morango e uva).

13775566_1121122551287059_4142331276977314360_n

Um exagero. Mas, sucesso total! 🙂

Carol Alves

Você já viu esses?

ACOLHENDO O OUTONO EM 6 PASSOS

A DECOR DE VERÃO EM CADA AMBIENTE

MINHA CEIA DE NATAL EM COBRE E AZUL

FESTA DA CABANA DA BIA E DA MOANA

O NATAL VEM VINDO…

DANDO UM UPGRADE NO SEU ENFEITE DE PÁSCOA

PREPARANDO A CASA PARA A PÁSCOA

MEMÓRIAS AFETIVAS : A PÁSCOA DE ÂNGELA CHINASSO

ARRANJOS CONCEITUAIS PARA A PÁSCOA

AQUECENDO A CASA PARA O INVERNO

COMO FAZER UM ARRANJO FLORAL COM MAIOR DURABILIDADE PRO NATAL

HALLOWEEN | COMO PREPARAR UM LANCHE TEMÁTICO, PRÁTICO E DIVERTIDO

ESPECIAL ÁRVORES : COMO MONTAR E TEMAS PRA SE INSPIRAR

COMO MONTAR UM ARRANJO FLORAL COM TEMA PRIMAVERA

SEJA BEM-VINDO VERÃO!

DECOR DA CEIA DE NATAL EM VERMELHO E DOURADO

RECEBENDO NO INVERNO: “QUEIJOS E VINHOS” PARA UM ENCONTRO DESCOLADO

ORGANIZANDO UM BAILINHO DE CARNAVAL PARA CRIANÇAS

ALMOÇO DE PÁSCOA PARA A FAMILIA

CAFÉ DA MANHÃ DE PRIMAVERA

CONFRATERNIZAÇÃO DA TURMINHA DA ESCOLA COM TEMA DE NATAL

2 Comentários

  1. Esse realmente foi o queijos e vinhos mais lindo que já participei! Tudo organizado com muito carinho e atenção. Detalhes não podiam faltar e cada um com sua beleza! Parabéns pelo lindo trabalho Carol!

    1. Obrigada querida!

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *