MEMÓRIAS AFETIVAS : A PÁSCOA DE ÂNGELA CHINASSO
Decor Sazonal Páscoa

MEMÓRIAS AFETIVAS : A PÁSCOA DE ÂNGELA CHINASSO

Recentemente tive o prazer de conhecer pessoalmente a arquiteta curitibana Ângela Chinasso. Figura bastante conhecida no mercado paranaense (formada pela PUC-PR, possui mais de 25 anos de profissão e muitas mostras e projetos importantes no currículo), Ângela teve seu nome projetado ainda mais no mercado nacional e internacional no final de 2016, após assinar o projeto de interiores da POUSADA MARIA BONITA, no arquipélago de Fernando de Noronha, que tem como sócio mais conhecido o ator Bruno Gagliasso.

De prosa fácil, sorriso largo e ligada no 220v, Ângela, que também cursou Belas Artes, especializou-se em decor de Interiores. E é atraves destes projetos que ela reforça, cotidianamente, seu amor pela decoração com afetividade: “Respeito muito a história do cliente e mantenho sempre o máximo de referências que ele traz consigo.” explica.

danibonin-149

Seguidora do DECOR DA VEZ pelas redes sociais descobrimos em comum a paixão pela decoração temática e ela prontamente aceitou meu convite para estrelar o OPEN HOUSE da temporada e nos mostrar como a PÁSCOA chega a sua casa.

E foi muito bonito perceber, e poder registrar através do olhar sensível da querida Dani Bonin, como a decor sazonal também pode e deve incorporar MEMÓRIAS AFETIVAS. Principalmente quando se trata de uma temporada repleta de significados para a família como a PÁSCOA.

Assim como em seus projetos, a casa de Ângela Chinasso reflete sua premissa por acolhimento. Repleta de inspirações para todos nós, a todo tempo ela se utiliza de objetos que possuem história e valor sentimental para quem vive no espaço a uma decoração mais clássica e atemporal que é sua marca registrada.

danibonin-177

Logo na entrada a guirlanda adquirida a mais de 10 anos já deseja aos visitantes uma FELIZ PÁSCOA. Com a chegada da filha caçula, o enfeite, originalmente em tons pastéis, foi remodelado com cores mais fortes para atender as preferências da pequena.

danibonin-112

Por toda a sala, os cenários compostos por peças de valor sentimental ganham símbolos da páscoa que emocionam Ângela e sua família. Sobre o aparador, peças adquiridas da feira de antiguidades de Santelmo (Buenos Aires) há 15 anos, recebem a companhia do vaso de cristal herdado da avó do marido e do delicado coelho sob redoma de vidro que é tendência na temporada atual.

danibonin-153

 danibonin-123     danibonin-127     danibonin-140

As fotos de família espalhadas pelo espaço convivem, durante a temporada, com alguns objetos afetivos que permearam a infância dos filhos mais velhos da arquiteta, hoje com 19 e 22 anos. A pelúcia na cadeira foi um presente do “coelhinho da páscoa” para a filha mais velha quando ela tinha aproximadamente 7 anos. – Eles adoram rever os enfeites todos os anos e lembrar de suas histórias, conta orgulhosa.

 danibonin-129

Ainda na sala integrada, o ambiente do bar (que ganhou arandelas herdadas de sua mãe), tem como destaque uma cristaleira que originalmente foi o guarda-roupa da sogra.  Pra temporada, a mesa do espaço recebeu um arranjo com galhos secos que simboliza a árvore de Páscoa e que – há anos – é montado por sua família com os mesmos enfeites de forma artesanal.

danibonin-114

Uma outra dica da arquiteta para não enjoar da decoração temática que a acompanha a tantos anos é mudar as coisas de lugar.  Seu clássico aparador (feito com uma belíssima madeira nobre) costuma variar as intervenções de PÁSCOA e recebem enfeites diferentes a cada vez que ela prepara a casa para a data.

danibonin-125       danibonin-155

Ainda na área da casa destinado a receber, outro ambiente que acolheu a PÁSCOA  da casa de Ângela foi o lavabo. O espelho e aparador adaptados ao espaço pertenceram ao hall de entrada da casa em que Ângela passou sua própria infância. Após o banho com folha de ouro e a instalação do tampo de mármore, as peças ficaram ainda mais luxuosas ladeadas por arandelas de bronze que vieram na bagagem da primeira visita a Paris. A toalha temática e pequenos enfeites comprovam que este espaço coringa na decor por temporada precisa de poucos elementos para se transformar sempre. Sem excessos, sob medida.

danibonin-151

danibonin-150    danibonin-180

Entrando na sala íntima percebemos o mesmo padrão estético de todo o imóvel: o clássico recebendo intervenções pessoais e repletas de história. Na mesa lateral, Ângela expõe com carinho um lampião em porcelana rosa com detalhes em ouro velho herdado da mãe do bisavô polonês. Cantinho da saudade que ainda recebe plano de fundo de um quadro bordado pela avó do marido. Em cada cenário afetivo, coelhinhos do acervo pessoal de vários estilos, adquiridos durante várias etapas da vida nos lembram que é PÁSCOA no lar dos Chinasso.

danibonin-138

danibonin-146    danibonin-134     danibonin-136

E para quem gosta de coleções temáticas, a arquiteta mostra como expõe a família de coelhinhos que veio de Miami e as caixinhas de porcelana que a filha mais velha decorava seu quarto quando era mais nova. Durante o ano eles ficam guardados na cristaleira da família mas quando a temporada chega, recebem lugar de destaque na estante da sala íntima.

 danibonin-144

   danibonin-139      danibonin-143

Para fechar com chave de ouro os espaços escolhidos pela arquiteta para receber a PÁSCOA, chegamos ao quarto da filha caçula. Para quem tem criança em casa, vale a pena trazer algum elemento lúdico na temporada para eles também. O ambiente acolhedor possui movéis que já trazem muita bagagem e ajudam a pequena a contar sua própria história. A cama antiga, assim como o espelho de prata, foram da avó e todos os netos já dormiram nela. Na temporada, um coelho de tecido presenteado pela tia-avó em sua primeira páscoa mantém a pegada clássica. E a mesinha lateral (pintada a mão) recebe o abajur temático, ambos peças de família e que faziam parte da decoração do quarto da infância da irmã.

danibonin-166

  danibonin-168     danibonin-170

Em tempos modernos, lançamentos sempre ganham destaque. Aqui mesmo no blog estamos sempre mostrando tendências e novidades. Mas seja qual for seu estilo de decor, considere valorizar também tudo aquilo que te emociona. Há algum tempo eu queria falar sobre MEMÓRIAS AFETIVAS na decor por temporada pra vocês e este OPEN HOUSE aqueceu meu coração. A decoração sazonal não precisa ser fria e impessoal. Nossa memória é formado por registros. São as lembranças que ficam em nossa consciência. Quando as resgatamos podemos reviver essas experiências e sensações do passado. Muitas delas não podem ser tocadas, são sensoriais: um cheiro, um gosto, um costume. Outras se materializam em objetos. E é através destas últimas que a decoração afetiva se abastece.

Você pode estar se perguntando agora: mas como a gente também pode fazer isso em casa acompanhando as tendências e de forma atual? Com equilíbrio e sensibilidade. O segredo está em harmonizar seu estilo com referências atuais e objetos que possuem história sem excessos mas com muito significado. Por isso, escolha aquelas peças que, de fato, mais tocam você. Só assim a decor deixa de ser meramente um padrão estético e passa a contribuir para que seu ambiente possa, realmente, acolher.

Usar memórias afetivas na decor sazonal é uma super dica pra quem busca ir além da transformação do morar. É quando a gente decide que a NOSSA casa tem que ser o NOSSO lugar, em QUALQUER temporada. Pense nisso!

Carol Alves

Você já viu esses?

PREPARANDO A CASA PARA A PÁSCOA

RECEBENDO NO INVERNO: “QUEIJOS E VINHOS” PARA UM ENCONTRO DESCOLADO

ARRANJOS CONCEITUAIS PARA A PÁSCOA

ESPECIAL ÁRVORES : COMO MONTAR E TEMAS PRA SE INSPIRAR

A DECOR DE VERÃO EM CADA AMBIENTE

HALLOWEEN | COMO PREPARAR UM LANCHE TEMÁTICO, PRÁTICO E DIVERTIDO

CAFÉ DA MANHÃ DE PRIMAVERA

FESTA DA CABANA DA BIA E DA MOANA

SEJA BEM-VINDO VERÃO!

ORGANIZANDO UM BAILINHO DE CARNAVAL PARA CRIANÇAS

ACOLHENDO O OUTONO EM 6 PASSOS

DECOR DA CEIA DE NATAL EM VERMELHO E DOURADO

CONFRATERNIZAÇÃO DA TURMINHA DA ESCOLA COM TEMA DE NATAL

COMO FAZER UM ARRANJO FLORAL COM MAIOR DURABILIDADE PRO NATAL

ALMOÇO DE PÁSCOA PARA A FAMILIA

O NATAL VEM VINDO…

DANDO UM UPGRADE NO SEU ENFEITE DE PÁSCOA

AQUECENDO A CASA PARA O INVERNO

COMO MONTAR UM ARRANJO FLORAL COM TEMA PRIMAVERA

QUEIJOS E VINHOS PARA 20 PESSOAS

MINHA CEIA DE NATAL EM COBRE E AZUL

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *