O NATAL VEM VINDO…
Decor Sazonal Natal

O NATAL VEM VINDO…

Ah… o natal!

Esta é, sem dúvidas, minha data preferida para a decor sazonal. Trabalhei por 12 anos com uma marca de decoração natalina pela qual tenho imenso carinho e que me ensinou muito. Amo cada detalhe desta festa linda. Já nesta época aprendi que o natal, a cada ano, tem entrado mais cedo na vida das pessoas.

    5

Tradicionalmente, a montagem da árvore de natal é o marco para a festividade e – segundo a tradição cristã – deve ser feita no início do Advento, quatro domingos antes do aniversário de Cristo. Em 2016 a data cai em 27 de novembro.  Desta mesma tradição vem o costume de desmanchar a árvore e guardar os enfeites em 6 de janeiro, Dia de Reis.

Em muitos lugares a tradição é mantida. Contudo, percebemos que o comércio e (em consequência) muitas famílias tem antecipado a decoração para o início de novembro. É tirar o Dia das Crianças da prateleira e o Papai Noel chega com tudo. Na companhia de árvores, bolas e enfeites para todos os gostos e bolsos.

  4

Obviamente esta tendência de decorar a casa e as empresas mais cedo tem total influência deste mercado, que movimenta muito dinheiro com a data. E isso não agrada a todos, sejam porque preferem seguir as tradições do calendário cristão ou porque simplesmente se incomodam com este clima de “o ano acabou” que esta data traz de referência para eles.

Mas ao longo dos anos percebi que existe um lado muito positivo visto por quem curte “antecipação”: o de trazer mais cedo para a vida toda a reflexão e renovação que o Natal representa e todos aqueles sentimentos tão importantes que o “aniversariante” nos ensinou. Em tempos de crises, desilusões e conflitos, o natal chega em bora hora.

Bom, a decoração natalina do Brasil segue muito a tendência européia. Mas pelo fato de vários itens serem importados nem tudo que se lança lá fora chega ao país, em função dos custos de importação. Sorte a nossa que podemos contar também com a criatividade e talento dos artesãos brasileiros para incrementar a decoração e ampliar as possibilidades;

3

Os principais símbolos do natal se mantem firmes: as árvores e o bom velhinho. As cores tradicionais da data – vermelho e verde acompanhados de dourado ou prata – correspondem a cerca de 85% do mercado das decorações no país. E em 2016, não será diferente.

9

Contudo, não é de hoje que percebemos muitas novidades para quem gosta de variar nas cores. É possível encontrar com facilidade árvores enfeitadas com escalas de cobre, azul ou rosa, dentre tantas outras. Sem contar com as árvores temáticas – principalmente as infantis com bonecas, bichinhos de pelúcias e carrinhos no lugar dos enfeites tradicionais. E tem árvore para todos os bolsos. As redes de supermercados viabilizam o sonho de enfeitar a casa trazendo ofertas de opções mais vazadas com poucos enfeites. E as lojas mais especializadas investem em tamanhos cada vez mais altos, variedade de mix e muitos, muitos, galhos.

E se tem gente que já considera a montagem de uma pequena árvore ou uma guirlanda na entrada de casa, intervenções suficientes para fazer a casa entrar no clima do natal, uma parcela cada vez maior da população quer investir em mais espaços. Então, nesta temporada, vou mostrar como o natal pode aparecer  em cada ambiente, dar dicas para empresas e escritórios, entrar na casa de uma grande especialista deste mercado e apresentar muitas tendências e novidades para 2016.

2

Então, prepare-se! Tem muito conteúdo bacana para você se inspirar por aqui.

“Bora” então começar o natal?

1

Carol Alves

Você já viu esses?

COMO MONTAR UM ARRANJO FLORAL COM TEMA PRIMAVERA

A DECOR DE VERÃO EM CADA AMBIENTE

DANDO UM UPGRADE NO SEU ENFEITE DE PÁSCOA

ALMOÇO DE PÁSCOA PARA A FAMILIA

MINHA CEIA DE NATAL EM COBRE E AZUL

COMO FAZER UM ARRANJO FLORAL COM MAIOR DURABILIDADE PRO NATAL

AQUECENDO A CASA PARA O INVERNO

ESPECIAL ÁRVORES : COMO MONTAR E TEMAS PRA SE INSPIRAR

FESTA DA CABANA DA BIA E DA MOANA

SEJA BEM-VINDO VERÃO!

ACOLHENDO O OUTONO EM 6 PASSOS

QUEIJOS E VINHOS PARA 20 PESSOAS

HALLOWEEN | COMO PREPARAR UM LANCHE TEMÁTICO, PRÁTICO E DIVERTIDO

CLAUDIA TRAVESSO ABRE SUA CASA E O NOSSO NATAL

ARRANJOS CONCEITUAIS PARA A PÁSCOA

DECOR DA CEIA DE NATAL EM VERMELHO E DOURADO

CONFRATERNIZAÇÃO DA TURMINHA DA ESCOLA COM TEMA DE NATAL

RECEBENDO NO INVERNO: “QUEIJOS E VINHOS” PARA UM ENCONTRO DESCOLADO

MEMÓRIAS AFETIVAS : A PÁSCOA DE ÂNGELA CHINASSO

CAFÉ DA MANHÃ DE PRIMAVERA

ORGANIZANDO UM BAILINHO DE CARNAVAL PARA CRIANÇAS

PREPARANDO A CASA PARA A PÁSCOA

QUATRO PASSOS PARA TRAZER O NATAL PARA UMA CASA PEQUENA

Deixe seu comentario

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *