Em Curitiba o clima do inverno costuma invadir as outras estações. A temperatura oscila bastante ao longo dos dias (muitas vezes no mesmo dia) e a cidade é conhecida pelas temperaturas baixas e pela elegância dos encontros para aquecer. Uma boa pedida nesta hora é a charmosa “Noite de Queijos e Vinhos”. Um encontro totalmente temático aonde podemos explorar cada detalhe.
Muita gente tem dúvida em como preparar este tipo de encontro para grupos que excedem a mesa de jantar. Então resolvi postar esta “Petit Party” que organizei para um grupo de 20 amigos.
Este encontro aconteceu no espaço gourmet do condomínio e foi possível montar uma mesa dupla que não demandou reposição. Mas se você quiser e tiver espaço para acomodar o grupo dentro de casa (informalmente mesmo), pode fazer a montagem usando sua mesa de jantar como buffet.
Para a decor temática resolvi usar a cor preto como base e focar em detalhes de referência usando peças decorativos do meu acervo pessoal: rolhas (muitas rolhas), vasinhos de ervas, quadrinhos com rótulos de vinhos, livros e porta copos do tema, variados tipos de abridores e taças para vinhos. Adoro usar itens pessoais na decor das petit parties. Elas trazem personalidade e intimidade para a mesa. Nas louças optei por usar o branco e o transparente para que de destacassem no preto. Algumas peças em madeira compõe a harmonia da paleta.
O caminho de mesa preto foi feito usando papel sulfite mesmo. Super barato e funciona muito bem pra uma montagem informal e mais descolada. Nele é possível escrever também. Ele foi colado na mesa com fita adesiva.
A montagem seguiu uma linha mais simétrica. Ao centro aproveitei os quadros já temáticos do espaço e coloquei um bowl de madeira com os pães artesanais, frutas (que deixam a mesa muito mais linda) e a tábua para corte. Nas laterais setorizei os queijos por grupos e aproveitei para compor os espaços com os demais petiscos de complementos. A cada grupo de queijos (Cremosos, Firmes, Fortes e Duros) inclui um cartãozinho feito no computador com algumas explicações (tipos, origem, características e vinhos que mais harmonizam). Cada queijo também tinha sua plaquinha de identificação, todas feitas a mão com papel sulfite e caneta corretiva branca, além das facas especificas para cada tipo tipo e necessidade de corte.
Lembrando que foi um encontro para apreciadores e não especialistas. A idéia era um encontro informal, para experiência mas com foco livre, sem regras para a degustação. Algumas garrafas de vinhos mais indicados aos tipos de queijos estavam próximas ao grupo, caso os convidados desejassem provar a combinação. Mas cada um optou pelo que melhor se adaptou ao próprio paladar. Neste caso não foi necessário contratar sommelier e as informações sugeridas foram coletadas na internet em sites especializados.
Se você tem dúvidas sobre qual quantidade comprar, a regra geral é calcular de 100 a 150 gramas de queijo por convidado dependendo da quantidade de complementos. Para um grupo de 20 pessoas, 6 a 8 tipos de queijos são suficientes. Nossa mesa foi mais variada para ampliar a experimentação: Brie e Camembert (Cremosos), Gouda, Gruyére e Emmental (Firmes Suave), Danablu e Gongonzola (Forte/Mofo Azul), Grana e Parmesão (Duros). Como boa mineira inclui um setor com opções da terrinha que tinha trazido da última viagem.
Calculei 120g por convidado pois incluí vários itens. Mesmo assim ainda sobrou muita coisa. Então, não tenha medo de diminuir a quantidade de complementos para que os queijos sejam o centro da noite. Os complementos desta noite foram frios (parma e salame italiano), geléia e mel (perfeitas para os queijos cremosos), frutas desidratadas e in natura, castanhas, conserva de berinjela, patês de ervas e tomate seco com torradas. Como entrada servimos dois tipos de consomês: alho poró e ervilha. Além deste buffet ainda contamos com raclete e fondue de queijo, servidos com pães e mini batatas. De sobremesa fondue de chocolate para as frutas (morango e uva).
Um exagero. Mas, sucesso total! 🙂
Carol Alves
2 Comentários
Esse realmente foi o queijos e vinhos mais lindo que já participei! Tudo organizado com muito carinho e atenção. Detalhes não podiam faltar e cada um com sua beleza! Parabéns pelo lindo trabalho Carol!
Obrigada querida!